sábado, 21 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PORTARIA DE SUA EMPRESA

Uma boa noite,

    Tenho o privilégio de ter trabalhado na maior empresa de segurança privada do norte-nordeste, o que mim deu a oportunidade de conhecer várias portarias; acredito que a portaria é um dos principais setores de uma empresa, principalmente para a SEGURANÇA, nela passam diariamente funcionários, terceiros, materiais, frota e etc.
    Mas existe uma grande inversão de funcionalidade da portaria, hoje a mesma é utilizada para guarda de materiais, capacetes, bens particulares de funcionários e até de terceiros, tudo isso influencia negativamente na estrutura da segurança.
    É importante tomar algumas medidas, a começar pela parte organizacional, exemplo:
·         Realizar uma limpeza no local retirando tudo que não é necessário e descartando;
·         Organizando as planilhas em pastas ou arquivo devidamente etiquetados e separando um único local para elas;

·           Não aceitar a guarda de materiais particulares na portaria;
·           Não permitir fluxo de pessoas que não são da segurança na portaria;
·            Instalar um quadro tipo celotex para que seja afixado de forma organizada, aviso, ordens, ramais, etc.;
·            Criar um memento de normas práticas para que o pessoal de serviço, vigilântes e porteiros possam seguir e   Criar uma escala de limpeza;
·             Minimizar o máximo o contato dos vigilântes e porteiros com os outros funcionários, dada a importância da portaria na fiscalização de entrada e saída de produtos.

Isso é apenas uma pincelada quanto a nossa conduta como gestores de segurança com a portaria, lembrando que a mesma não deve ser um local excluído da empresa, mas um local integrado e organizado, ela é o cartão postal de sua empresa.

Um comentário: