sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEGURANÇA PATRIMONIAL + GESTÃO ORGANIZACIONAL = QUALIDADE

Amigos, quando falamos Segurança Patrimonial  pensamos de imediato na parte Operacional da segurança, porém não deveremos nos esquecer da gestão organizacional que aliada à segurança trará resultados significativos a segurança de sua empresa.
    Na empresa onde sou Gestor de Segurança, tive um grande desafio quanto à organização do setor de segurança, iniciei um trabalho de organização dos meio, o que hoje facilita o trabalho da equipe de vigilântes que são 09 (nove), mas a gestão organizacional não se limita a portaria e sim a toda empresa e deve contar com o apoio de outras pessoas de setores variados.
    Por isso é bom padronizar o ambiente, criar procedimentos e não colar todos os dias uma nova ordem na portaria, ter um quadro celotex dividido de forma que as informações estejam afixadas de forma organizadas e etc.
     Lembrando que a Segurança Patrimonial além de ser o setor responsável pelo patrimônio da empresa é vista por todos, sejam diretores, administrativo, produção, clientes e visitantes, lembre-se SEGURANÇA PATRIMONIAL + GESTÃO ORGANIZACIONAL = QUALIDADE

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recife é a primeira cidade do País com lei contra arrombamentos de caixas

O Recife é a primeira capital do País a ter uma lei de combate aos arrombamentos de caixa eletrônico. A lei, de autoria do vereador Maré Malta (PPS), foi assinada pelo prefeito João da Costa e publicada, nesta quarta-feira (1º), no Diário Oficial do Município.

 De acordo com a lei, as instituições bancárias estão obrigadas a instalar nos caixas eletrônicos equipamentos que inutilizem as cédulas no caso de tentativa de arrombamento. O prazo para que os bancos instalem esses equipamentos é de um ano.

A determinação é do Banco Central. As cédulas danificadas por dispositivos antifurto, como tinta por exemplo, deixam de ter validade e não podem mais ser usadas como forma de pagamento. Outro detalhe importante: quem receber uma cédula nessas condições não terá direito à substituição por outra de mesmo valor.
A novidade coincide com a aprovação da lei municipal do vereador Maré Malta. Agora, no Recife, os caixas eletrônicos devem ter um sistema eletrônico de segurança que inutilize as cédulas em caso de arrombamento, explosão ou qualquer meio não-autorizado de abertura do equipamento.

Fonte:  http://pe360graus.globo.com/noticias/politica/poder-legislativo/2011/06/01/NWS,534099,7,201,NOTICIAS,766-RECIFE-PRIMEIRA-CIDADE-PAIS-LEI-CONTRA-ARROMBAMENTOS-CAIXAS.aspx

 


CONVENÇÃO COLETIVA 2011/2012 VIGILANCIA

 
     
    É muito comum existirem dúvidas a respeito dos direitos e deveres dos vigilântes bem como dos deveres patronais por parte das empresas de segurança, segue o link da CCT 2011/2012, aonde irá nos auxiliar com
fiscalização do serviço de vigilância em nossas empresas.

     A CCT é uma grande aliada legal para que possamos acompanhar dentro da legalidade o nível de serviço prestado pelas empresas de segurança e é claro, pelos vigilantes, tendo em vista que se os mesmos não estão recebendo salários e gratificações previstos em lei de forma alguma prestarão um bom serviço.


Leia a convenção:  http://www.vigilantecntv.org.br/Convencoes/2011/cct2011paraiba_Patrimonial.pdf

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ASSALTO A EMPRESA DO DISTRITO INDUSTRIAL





















    Por volta das 20:00 da noite de sexta feira 27 de maio, três homens fortemente armados entraram na empresa, Trãnsportadora Ramos, localizada as margens da BR 101, no Distrito Industrial em João Pessoa e roubaram dois revólveres calibre 38 dos vigilantes, segundo informações eles entraram por uma mata localizada ao lado da empresa e surpreenderam os vigilantes.


DESCASO COM A SEGURANÇA PUBLICA

Corpo de Bombeiros sofre despejo e passa a funcionar no meio da rua em Patos

    Coisas que parece que só acontecem mesmo na Paraíba. O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar em Patos, localizado na Rua do Prado há mais de 10 anos, foi despejado do prédio onde funcionava parte das instalações, neste final de semana e passou a funcionar praticamente no meio da rua. O prédio onde era guardada a maior parte do material foi pedido de volta pelo proprietário após o comando não conseguir regularizar a locação que era apenas verbal todos esses anos.

 Veja mais :  http://pb1.com.br/notica/policial/corpo-de-bombeiros-sofre-despejo-e-passa-funcionar-no-meio-da-rua-em-patos/

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gerente e estagiário simularam assalto a banco

    Dois jovens foram presos em Curitiba, na madrugada do último sábado (28), suspeitos de assaltar o cofre da agência bancária onde trabalhavam. Um deles tem 20 anos, estudava administração e era gerente na agência. Já o outro suspeito, de 18 anos, era estudante de direito e atuava como estagiário do banco.
    Segundo informações da Polícia Civil, por volta das 20h de sexta-feira (27) o gerente acionou a polícia afirmando ter sido vítima de um assalto. No relato, ele informou que havia sido rendido por um homem quando deixava a agência, e sido obrigado a retornar para abrir o cofre e entregar o dinheiro ao assaltante. Ele também contou que, após o assalto, o bandido o levou dentro do carro até próximo a um posto de saúde, onde o abandonou após errar uma tentativa de tiro.

Mais detalhes: http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/05/gerente-e-estagiario-de-banco-sao-presos-por-roubar-propria-agencia.html

Técnicas Avançadas para Segurança Privada (TASP)




  
    No ano de 2005, tive o prazer de participar do Curso Avançado de Imobilizações Táticas o que para mim foi muito importante, pois através deste curso aprendi técnicas importantes para a prisão, imobilização e condução de presos o que mais tarde coloquei em prática ainda como sargento do Exército. Ao dar uma espiada no site do CATI, verifiquei que teremos no mês de Agosto o curso de Técnicas Avançadas para Segurança Privada, o que mais uma vez mim impulsiona a fazer.
    Recomendo e aí vai o link para que todos saibam quem é o CATI qual sua metodologia de formação.


Visite o site: http://www.cati.com.br/site/pt/?target=curso_agenda_interno&cid=586

domingo, 29 de maio de 2011

Veja porque o setor da segurança privada cresce tanto no Brasil


VIGILANTE REAGE A ASSALTO A BANCO


DIREITO DOS VIGILANTES Portaria 387/06 DPF


    Há alguns dias eu postei sobre os deveres dos vigilântes, previstos na Portaria 387/06  Art. 118, pois bem, agora irei postar os direitos destes profissionais que lutam bravamente pela segurança privada, arriscando suas vidas e até pagando com sangue pelo bem da sociedade. 
 
Direitos dos Vigilantes    - Portaria 387/06 DPF

Art. 117. Assegura-se ao vigilante:
I - o recebimento de uniforme, devidamente autorizado, a expensas do empregador;
II - porte de arma, quando em efetivo exercício;
III - a utilização de materiais e equipamentos em perfeito funcionamento e estado de
conservação, inclusive armas e munições;
IV - a utilização de sistema de comunicação em perfeito estado de funcionamento;
V - treinamento regular nos termos previstos nesta Portaria;
VI - seguro de vida em grupo, feito pelo empregador;
VII - prisão especial por ato decorrente do exercício da atividade.