sábado, 21 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PORTARIA DE SUA EMPRESA

Uma boa noite,

    Tenho o privilégio de ter trabalhado na maior empresa de segurança privada do norte-nordeste, o que mim deu a oportunidade de conhecer várias portarias; acredito que a portaria é um dos principais setores de uma empresa, principalmente para a SEGURANÇA, nela passam diariamente funcionários, terceiros, materiais, frota e etc.
    Mas existe uma grande inversão de funcionalidade da portaria, hoje a mesma é utilizada para guarda de materiais, capacetes, bens particulares de funcionários e até de terceiros, tudo isso influencia negativamente na estrutura da segurança.
    É importante tomar algumas medidas, a começar pela parte organizacional, exemplo:
·         Realizar uma limpeza no local retirando tudo que não é necessário e descartando;
·         Organizando as planilhas em pastas ou arquivo devidamente etiquetados e separando um único local para elas;

·           Não aceitar a guarda de materiais particulares na portaria;
·           Não permitir fluxo de pessoas que não são da segurança na portaria;
·            Instalar um quadro tipo celotex para que seja afixado de forma organizada, aviso, ordens, ramais, etc.;
·            Criar um memento de normas práticas para que o pessoal de serviço, vigilântes e porteiros possam seguir e   Criar uma escala de limpeza;
·             Minimizar o máximo o contato dos vigilântes e porteiros com os outros funcionários, dada a importância da portaria na fiscalização de entrada e saída de produtos.

Isso é apenas uma pincelada quanto a nossa conduta como gestores de segurança com a portaria, lembrando que a mesma não deve ser um local excluído da empresa, mas um local integrado e organizado, ela é o cartão postal de sua empresa.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CONTATO COM SAULO!

Olá pessoal,
    Gostaria de deixar meu email e telefone para contato, qualquer duvida ou sugestão terei o maior prazer em ouvi-los, meu email é: sgtfelix@hotmail.com, Fone: 8730-7790.

Um grande abraço.

ANALISE DE RISCOS E VULNERABILIDADE

     É realizado um “Raio-X” nas Instalações da empresa, onde serão levantados todos os riscos e ameaças aos quais estão expostos. Assim identificamos as vulnerabilidades que podem facilitar as ações criminosas. Para proteger, precisamos primeiro saber o que pode vir a acontecer.
     É importante haver reuniões com os responsáveis pela segurança e entrevistas com funcionários. Não podemos deixar de identificar as necessidades e particularidades do da empresa.
São realizadas visitas a empresa para levantamento de campo, em dias e horários alternados, a fim de se observar as variações que ocorrem entre os dias de semana e fim de semana e horários diurnos ou noturnos. São realizados levantamentos á respeito de:
- Localização (vizinhança e arredores);
- Vias de acesso;
- Perímetros;
- Barreiras físicas (muros, grades, portões);
- Acessos de veículos e pedestres (internos e externos);
- Acessos internos;
- Áreas comuns;
- Áreas de lazer;
- Áreas administrativas/operacionais;
- Centro de medições (água, energia, gás);
- Portaria (localização, constituição, layout e operação);
- Recursos humanos (quantidade de postos de trabalho, atribuições, descrição das atividades realizadas, horários e turnos),;
- Sistema de controle de acesso, sistema de CFTV Digital (Gravador de imagens – DVR, Câmeras, tempo de gravação, qualidade das imagens, sistemas de alarmes (botões de pânico, sensores perimetrais, sensores de intrusão);
- Sistemas de comunicação (Rádios Ht, link de internet, redundância de comunicações);
- Rotina;
- Normas e procedimentos, entre outros.





Lembrando que a análise de riscos é apenas uma das varias ferramenta para melhorar a segurança,



    Um abraço a todos,


                                             Saulo Felix

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Falando um pouco sobre Gerenciamento de Crise

      Não basta as empresas terem um plano preventivo de segurança, pois ele nunca terá a condição de zerar os riscos. Por mais bem planejado e implementado que seja, ele não tem como ser 100%. Esta realidade nos faz perceber a importância da organização ter um plano de contigência pois uma emergência ou crise poderá levar a empresa a encerrar as suas atividades, caso não seja bem administrada.


     Poderíamos conceituar crise como um fenômeno complexo que tem sua origem em fatores internos e/ou externos à organização, caracterizado por um estado de grande tensão com elevada possibilidade de agravamento e risco de sérios impactos na imagem e na própria sobrevivência da organização.
      A crise é um evento que pode ser de cunho criminoso ou não, exigindo uma resposta rápida e específica a fim de assegurar uma solução aceitável, minimizando-se os impactos. Ela, geralmente, é imprevisível e pode ameaçar a integridade física e a vida dos funcionários e das pessoas da comunidade ao redor da empresa. A gravidade da situação exige da empresa uma ação em caráter de urgência e uma postura organizacional não rotineira.
       Não podemos esquecer que a crise poderá ser explorada pelos concorrentes. Esta realidade ressalta a importância das atividades de inteligência e de comunicação, havendo necessidade de um segmento pós-crise para neutralizá-la e evitar repetição.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bandidos assaltam unidade das Lojas Americanas na avenida Caxangá


















    Uma unidade da loja Americanas Express, localizada na avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro, no Recife, foi assaltada na noite da última segunda-feira (16). A polícia informou que seis homens em três motocicletas chegaram, por volta das 20h30, e roubaram 12 notebooks, telefones celulares e um valor não informado dos caixas.
De acordo com a Polícia Militar, eles estavam armados e renderam alguns clientes e funcionários da loja. Após recolherem os objetos, os bandidos fugiram nas motos que estavam no lado de fora.

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) foi acionado, policiais fizeram rondas nas áreas próximas, mas não conseguiram localizar os suspeitos. A loja tem um sistema de câmeras de segurança que deverá ajudar a polícia a identificar os assaltantes.
Na manhã desta terça-feira (17), a loja abriu normalmente. Uma das gerentes, que não quis se identificar, afirmou que nenhum funcionário do estabelecimento está autorizado a dar entrevistas sobre o assalto.

De acordo com a Polícia Civil, o assalto será investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos.
Fonte: pe360graus












segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gestor de Segurança X Empresa de Prestação de Serviços de Segurança

    A grande dificuldade das empresas de prestação de serviços em segurança empresarial é encontrar o gestor ideal para suas atividades. Esse gestordeve agregar valor, apresentar resultados, formar times e manter o negócio rentável. Em contrapartida estão as empresas prestadoras de serviços com suas disputas comerciais cada vez mais acirradas, em busca de mínimas vantagens competitivas para conseguir e manter seus clientes. Nessa queda de braço, muitas vezes são esquecidos ou deixados de lado o que é mais importante, a qualidade no atendimento e saúde empresarial em todos os aspectos. Nesse sentido, essa pesquisa em tela busca mostrar os dois lados, que fazem a diferença no segmento da segurança empresarial privada.

Invasão de estabelecimento industrial, comercial ou agrícola. Sabotagem

   Fui chamado á uma empresa, uma grande empresa de João Pessoa e lá se encontrava uma pedinte no portão da recepção dessa empresa pedindo esmolas e até constrangendo os clientes, após apurar os fatos pude verificar que não se tratava apenas de uma senhora deficiente, pobre e indefesa, alguns homens em horários não determinados chegavam numa bicicleta e recolhia o dinheiro dessa senhora. As vezes que a direção e até eu tentamos convencê-la a sair do estabelecimento, esta pessoa levantaram a voz e gritava para chamar a atenção das pessoas em volta “ninguém mim tira daqui e ninguém vai mim tocar!”, esse fato apenas mim fez ter certeza que aquela pessoa estava tendo a cobertura e a orientação de alguém, pois bem, mesmo chamando a policia militar eles nada fizeram e foram embora, porém existe um artigo do Código Penal que nos acoberta na hora de chamar a policia para pessoas que tentam embaraçar o curso normal do serviço e sejam devidamente conduzidas presas ou detidas a delegacia.

Invasão de estabelecimento industrial, comercial ou agrícola. Sabotagem

Art. 202 - Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, com o intuito de
impedir ou embaraçar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o
estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

Saulo Felix do Carmo
Consultor em Segurança Patrimonial
Tel.: (83) 3225 - 9660                                           

Fax: (83) 8730-7790
sgtfelix@hotmail.com
inspetor.felix@hotmail.com

VOCÊ SABIA?

    O vigilânte tem todos os direitos garantidos por lei para desempenhar sua função, mas além desse direito o vigilânte também tem seus “DEVERES” assegurados por lei, veja o que diz a Portaria 387/06
     A Portaria 387/06 do DPF não estabeleceu aos vigilantes apenas direitos, mas tamm o dever de comprometimento profissional no exercício de sua atividade.  Os deveres do vigilante estão previstos no artigo 118, da mencionada Portaria, conforme segue:
Art. 118. São deveres dos vigilantes:
I - exercer as suas atividades com urbanidade, probidade e denodo;
II - utilizar, adequadamente, o uniforme autorizado, apenas em serviço; III - portar a Carteira Nacional de Vigilante - CNV;
IV - manter-se adstrito ao local sob vigilância, observando-se as peculiaridades das atividades de transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal;
V - comunicar, ao seu superior hierárquico, quaisquer incidentes ocorridos no serviço, assim como quaisquer irregularidades relativas ao equipamento que utiliza, em especial quanto ao armamento, munições e colete à prova de balas, não se eximindo o empregador do dever de fiscalização.
Por isso fiscalize, o vigilânte estar bem apresentado e com suas documentações, armas e coletes em conformidade não é um capricho do gestor de segurança, é a cobrança do comprimento da lei. 
Saulo Felix do Carmo
Consultor em Segurança Patrimonial
Tel.: (83) 3225 - 9660                                           

Fax: (83) 8730-7790
sgtfelix@hotmail.com
inspetor.felix@hotmail.com