O aumento da violência e a falta de credibilidade de parte
da população no estado têm aberto caminhos para que o mercado da segurança
privada cresça sistematicamente em nosso país, mas será que as empresas especializadas estão acompanhando o ritmo acelerado da tecnologia? Será que
estão utilizando ferramentas estratégicas para prestarem serviços que atendam
efetivamente seus clientes?
Muita das vezes as metodologias utilizadas em algumas
empresas no emprego da segurança privada são muito arcaicas, isso quando existe.
Basta uma simples volta em qualquer distrito ou complexo industrial deste país
que observamos cada vez mais portarias com excelentes projetos arquitetônicos e
equipes de vigilantes super despreparadas.
À medida que o mercado cresce também aumenta a concorrência,
sendo assim é necessário observar que num mercado competitivo como o da
segurança privada, “apenas os fortes sobrevivem” nesse caso, as empresas que
oferecem os melhores serviços aos seus clientes internos e externos através de
uma política de inovação eficiente.
O entendimento de inovação deve ser compartilhado entre as
áreas corporativas e operacionais das empresas especializadas através de métodos
e ferramentas eficazes que proporcione aos seus profissionais reais condições
de representar suas respectivas empresas e principalmente seus clientes, pois,
a famosa estratégia de inovar para competir é uma realidade que deve estar
intrínseca nos gestores das empresas especializadas para conquistar dia a dia
clientes e colaboradores.
A inovação vai além de uniformes bem apresentados ou
viaturas operacionais, é necessário que novas práticas administrativas sejam
implantadas para que a qualidade do serviço e a inovação seja o diferencial num
mercado extremamente competitivo, lembrando que a inovação não deve ficar
apenas nos níveis estratégicos e táticos da empresa, ela deve ser implantada e
praticada de forma contínua principalmente no ambiente operacional, através de
planejamentos estratégicos e comunicação eficaz.
Saulo Felix