sábado, 7 de maio de 2011

PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA PRIVADA


    É comum nos dias de hoje, observarmos muitas empresas de segurança realizando serviços especializados, mas até que ponto efetivamente essas empresas de fato trazem segurança para seu patrimônio? É necessário ficar bem atento as propostas, pois a segurança privada principalmente na época em que vivemos não se consiste apenas em ter um vigilante uniformizado, armado e com colete, consiste principalmente em planejamento.
    Existem alguns caminhos para que seja montado um projeto de segurança eficaz, por isso é necessário uma parceria direta entre você e a empresa terceirizada de segurança privada, estou preparando um material para postar dando as principais dicas para que você realize um bom trabalho na segurança de sua empresa ou residência.
Saulo Felix

Crime no local de trabalho




                                       







     O fenômeno da desonestidade de funcionários e do comportamento criminoso no local de trabalho resulta em um grande impacto financeiro e moral no negócio. Os fenômenos transcendem culturas e etnias e parecem ser um motivo de preocupação para qualquer economia no mundo. As estatísticas, que se referem a apenas um aspecto de crime no local de trabalho – furto por funcionários –, são alarmantes: de acordo com um estudo do Departamento Americano de Comércio, de 2001, a desonestidade de funcionários resulta anualmente em um custo excedente de US$ 50 milhões a empresas americanas. A Câmara Americana de Comércio estima que 75% de todos os funcionários furtam pelo menos uma vez e que metade destes roubam de novo... e de novo. A Câmara também relata que um em três negócios quebra como resultado direto do furto por funcionários. Executivos de Prevenção de Perdas, em resposta à 2001 National Retail Security Survey da Universidade da Flórida, atribuem 45,9% de suas perdas ao furto por funcionários. De acordo com o recentemente divulgado 2001 National Retail Security Survey, os varejistas americanos perderam mais de $33,2 bilhões devido ao furto por funcionários. De acordo com oficiais do serviço público americano, nenhuma outra forma de apropriação indébita é tão custosa quanto o furto por funcionários. Os resultados do Canadá, Brasil e Austrália refletem tendências similares às dos Estados Unidos.

                                                                  Sinais de Alerta


A existência de um adversário interno não ocorre na organização sem ser notada. Alguns dos sinais de alerta são:
·     Discrepâncias entre os registros do inventário e as contagens físicas. ·     Um número excessivo de documentos anulados. ·     Fotocópias de faturas nos arquivos. ·     Discrepâncias no caixa. ·     Depósitos bancários diários que não correspondem aos recibos. ·     Cheques sem fundos que são aceitos com freqüência ou aprovados por um funcionário específico. ·     Despesas de frete inadequadas.   ·     Negociações em fins econômicos aparentes. ·     Uma notável alta porcentagem de reembolsos ou crédito. ·     Muitas transações relacionadas feitas pela mesma pessoa.
Sinais de alerta são detectáveis somente na empresa; eles podem ser notados também no comportamento do criminoso. Segue uma lista parcial de sinais de alerta comportamentais observados com freqüência em funcionários desonestos:
·    Insatisfação com o emprego ·    Não tira férias ou tira apenas férias curtas·    Mudanças no estilo de vida – viver acima de seus recursos financeiros ·    Problemas pessoais ·    Abuso de drogas ou álcool ·    Abuso de licenças médicas ·   Trabalho lento ou mal feito ·   Atrasos·   Muitas pausas ·    Muitas ligações particulares ·    Perdas de investimento ·    Jogos

                                                                                  Motivos

Uma série de circunstâncias podem impactar a vida de uma pessoa a ponto de mudar valores e atitudes mantidos durante muito tempo e, conseqüentemente, podem levar a mudança de comportamento. Funcionários que foram pegos e confessaram terem cometido um ato ilícito deram as seguintes razões:
·    Vingança – Por serem tratados injustamente pela gerência ·    Ganância – Sempre se pode usar um determinado produto e/ou dinheiro extra ·    Necessidade – Despesas pessoais que excedem o salário·     Oportunidade – Foi fácil e acessível ·     Pressão dos colegas – Todo mundo aqui faz o mesmo ·     Falta de política clara – Definição do que é certo e errado·     Imitação – Meu empregador rouba dos nossos clientes ·     Benefícios adicionais – É a maneira como o empregador nos dá um aumento de salário ·     Falta de comprometimento – Eu vou pedir a demissão logo ·     Falta de moral entre os funcionários ·     Maus-tratos – Eu sou mal pago

    por isso, fique de olho.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quem quiser entregar arma tem de preencher guia no site da PF

As pessoas que quiserem entregar voluntariamente uma arma para a Campanha Nacional do Desarmamento, lançada nessa sexta (6) pelo Ministério da Justiça, terão de preencher uma guia de trânsito no site da Polícia Federal.

A guia serve para o cidadão justificar, em caso de abordagem policial, o porte de arma no trajeto entre o local de onde ele saiu com a arma e o posto de recolhimento de armas da campanha.
     Na guia, os dados pessoais do portador da arma não são de preenchimento obrigatório - na campanha deste ano, o Ministério da Justiça decidiu garantir o anonimato com o objetivo de estimular a entrega das armas.
Mas é exigido o preeenchimento de dados da arma (número de série, espécie, marca e calibre) e os dados de trânsito - endereço de origem e endereço de destino (o do posto de recolhimento onde a arma será entregue).

mais detalhes:        
                         http://g1.globo.com/

 

A segurança não tem crescido no Brasil apenas em quantidade. Também não é só na qualidade nem só na qualificação do profissional de segurança.
Tem crescido em importância para todos os segmentos da sociedade.
Os condomínios já adotaram as práticas de segurança, em que as pessoas compreendem as necessidades de controle o acesso e até colaboram, pois sabem que será bom para elas também.
Os shopping centers têm adotado medidas que beneficiam os lojistas, os visitantes e a estrutura do empreendimento.
Esses exemplos também se repetem nos aeroportos, bancos e edifícios comerciais.
E para tudo isso é preciso ter a disposição tecnologias aplicadas por profissionais treinados, com empresas fornecedoras que sempre buscando a primazia, porém nao podemos esquecer da nossa mão de obra humana que é a grande responsável pelo exito de toda a segurança.

Saulo Felix



BANDIDOS INVADEM IMOVEL DE LUXO EM CABO BRANCO

    Uma família passou momentos de terror na noite desta quinta-feira (6), no bairro Cabo Branco, em João Pessoa. Três homens armados invadiram uma residência, roubaram objetos e amarraram várias pessoas.

    Segundo depoimento das vítimas, os assaltantes surpreenderam todos enquanto dormiam. De forma agressiva, os acusados que estavam fortemente armados pediram que a família fosse para o banheiro, onde foram amarrados.

http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=180817

Fonte. Portalcorreio.com 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

QUADRILHA USAVA GOOGLE MAPS PARA ESCOLHER LOCAIS PARA ROUBAR

Tecnologia a serviço da bandidagem,

   A quadrilha suspeita de participar de furtos a condomínios de luxo em Jaú, Bauru e algumas cidades do Paraná utilizava uma ferramenta na Internet que permite visualizar endereços em tempo real, por satélite, para localizar e escolher seus alvos. A informação foi repassada pela Polícia Civil de Jaú com base nos depoimentos dos envolvidos, ACOMPANHE:

http://www.sindiconet.com.br/7781/Informese/Seguranca/Seguranca

Fonte: Sindiconet





CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012 DA VIGILANCIA


   
      É muito comum existirem dúvidas a respeito dos direitos e deveres dos vigilântes bem como dos deveres patronais por parte das empresas de segurança, segue o link da CCT 2011/2012, aonde irá nos auxiliar com
fiscalização do serviço de vigilância em nossas empresas.

     A CCT é uma grande aliada legal para que possamos acompanhar dentro da legalidade o nível de serviço prestado pelas empresas de segurança e é claro, pelos vigilantes, tendo em vista que se os mesmos não estão recebendo salários e gratificações previstos em lei de forma alguma prestarão um bom serviço.


 Saulo Felix

DICAS PARA SAQUES DE GRANDES VALORES EM AGENCIAS BANCARIAS


Sacar grande somas de dinheiro em agências bancárias tem provacado tentativas de assalto, ferimentos e até mortes, nas grandes cidades brasileiras. Os especialistas do site fiquetranquilo (do Grupo Nordeste, líder em segurança privada no Brasil) conseideram esta prática muito arriscada, principalmente quando ocorre periodicamente - por exemplo, retirada mensal para pagamentos de empregados, de fornecedores etc.

DICAS

1. O ideal é depositar o salário dos empregados em uma conta especialmente aberta para esta finalidade.
2. Se não for possível por algum motivo, deposite o dinheiro na conta-corrente de seus colaboradores.
3. Converse com gerente de sua conta para lhe ofereça opções para grandes pagamentos, a fim de evitar saques de quantias elevadas.
4. Quando for indispensável sacar muito dinheiro em espécie, não comente isso com ninguém, ainda que sejam pessoas de confiança. Mais alguém pode ouvir, e contar para algum criminoso.
5. Não saia de agências bancárias com maletas 007, frequentemente utilizadas para carregar dinheiro.
6.Quando estes saques são obrigatórios, contrate uma empresa de seguranã pode trazer consequencias lamentáveis.
7. Em viagens ao exterior, prefira traveller´s check a dólares ou euros em espécie.
8. Em viagens prolongadas pelo Brasil, também evite carregar muito dinheiro. Cartões de débito e de crédito resolvem o problema. Caso tenha de levar cheques, retire as folhas do talão de cheques, mais fáceis de guardar sem chamar atenção.
9. Pagamento à vista, em dinheiro,ainda que prometam grandes descontos, são extremamente arriscados. Muitas vezes, a oferta é artimanha de criminosos para roubar mais facilmente elevadas somas de dinheiro.
10. Antes de pagar alguma conta em dinheiro,separe somente o valor necessário em local seguro, sem mostrar o quanto você tem na carteira.
11. Se possível vá acompanhado de algum parente ou funcionário.
12. Observe em 360 graus as pessoas e faça uma análise de pessoas em atitude suspeita e peça apoio ao gerente, em quanto você está na agência com dinheiro o banco tem o dever de garantir sua segurança.

Saulo Felix

quarta-feira, 4 de maio de 2011

COMO TERCEIRIZAR SERVIÇOS DE SEGURANÇA (PARTE 02)

Para facilitar o processo de contratação dos serviços de segurança e torná-lo mais pratico e eficiente, abaixo algumas dicas:
1ª FASE: LEGALIDADE QUANTO AO FUNCIONAMENTO
Quando uma empresa deseja terceirizar os seus serviços de segurança ou trocar a prestadora atual, deve tomar algumas precauções. A primeira delas é verificar se as selecionadas estão autorizadas a atuar no estado em que será prestado o serviço pela Polícia Federal. Antes de convidá-las a participar da concorrência consulte o site do Sindesp que disponibiliza a relação das empresas autorizadas. Lembre-se que para cada estado é necessária uma autorização específica e que a de um estado não é válida para todo território nacional.
2ª FASE: HOMOLOGAÇÃO DAS PRESTADORAS
Sabendo quem está autorizada, antes do processo da concorrência propriamente dito, faça a homologação das participantes, assim evita-se perda de tempo em receber propostas de empresas que não estão com seus débitos sociais e tributários em dia ou daquelas que estão irregulares perante os órgãos pertinentes.
Esta fase o contratante deve solicitar uma relação de documentos conforme segue:
  1. Certificado de Segurança - Ministério da Justiça – Departamento da Polícia Federal

  1. Portaria de Autorização– Ministério da Justiça – Departamento da Polícia Federal

  1. Alvará de Revisão – Ministério da Justiça – Departamento da Polícia Federal

  1. Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União – Receita Federal
Verificar autenticidade no site: www.receita.fazenda.gov.br

  1. Certidão Negativa de Débitos de Tributos Estaduais – Secretaria de Estado da Fazenda – PR Verificar autenticidade no site: www.fazenda.pr.gov.br

  1. Certidão Negativa de Tributos Municipais – Secretaria Municipal de Finanças da cidade onde a prestadora tem sede.  

  1. Certificado de Regularidade do FGTS – Caixa Econômica Federal
Verificar autenticidade no site:  www.caixa.gov.br

  1. Certidão Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros – Ministério da Fazenda
Verificar autenticidade no site: www.previdenciasocial.gov.br

  1. Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical
Solicitar informações ao Sindicato Patronal do Estado

  1. Certidão Negativa de Débitos Salariais e Trabalhistas – Ministério do Trabalho

  1. Atestado de Capacidade Técnica de alguns Clientes
Solicitar telefone de contato dos clientes para verificar a qualidade dos serviços
Todas as empresas que estiverem aptas, ou seja, apresentaram todos os documentos válidos são chamadas para a terceira fase: Apresentação de Propostas Comerciais.
Importante: Atenção para a data de validade dos documentos e também para autenticidade das informações que estão disponíveis nos sites.

3ª FASE: PROPOSTAS COMERCIAIS
As propostas devem ser elaboradas com base num escopo bem claro e objetivo criado pelo gestor de segurança da contratante, caso não exista esta função, chamar as participantes a realizarem uma visita técnica. O ideal é que todas sejam atendidas ao mesmo tempo, isso para garantir a imparcialidade de informações. Além de conhecer a unidade a ser atendida, devem obter as seguintes informações:
  1. Escopo: quantidade de postos e suas funções (porteiro, vigilante, recepcionistas, etc.), escalas, carga horária, período e intervalos para refeições.
  2. Fornecimento de refeições: se a refeição é servida no local, informar o contato do fornecedor, o valor e horários de funcionamento do refeitório.
  3. Transporte: informar se há disponibilidade de utilização de ônibus da empresa, contato do fornecedor e o valor.
  4. Se há necessidade de benefício adicional, como cesta básica, plano de saúde diferente do exigido em convenção, salários diferenciados ou outros.
  5. Informar se há necessidade de acessórios e/ou equipamentos como rádio, armamento, ronda eletrônica, sistemas de CFTV e alarme / pânico e outros.
  6. Informar se há necessidade de monitorar remotamente os sistemas eletrônicos.
  7. Informar sobre a forma de pagamento e reajustes. Cabe salientar neste caso, que é importante o repasse do dissídio na data base, pois é aqui que os valores podem ficar acima ou abaixo do mercado. Importante priorizar a parceria, onde todas as partes ganham: contratante, contratada e funcionário.
  8. Informar sobre todos os itens que possam impactar em custo.

Um cuidado muito importante é o de verificar as atividades a serem realizadas, visto que apenas a vigilância armada ou desarmada é regulamentada e autorizada pela Polícia Federal para exercer a função dentro dos limites do patrimônio da contratante. As demais funções são auxiliares, podem apenas observar e não agir. São elas: Portaria, Recepção, Controle de Acesso, Vigia, etc.

Após a realização da visita técnica ou do envio do escopo dos serviços por parte do gestor de segurança, a contratante deve disponibilizar um e-mail para que as participantes possam enviar suas dúvidas, as quais devem ser respondidas rapidamente e de forma clara, com cópia para todas as demais concorrentes. Desta forma o processo torna-se mais transparente e imparcial.

O tempo para entrega de propostas deve ser em média de 7 dias contados a partir da visita técnica ou do envio do escopo por parte do gestor de segurança, assim todas as participantes têm condições de elaborar uma proposta mais adequada à realidade da empresa.

Quando do recebimento das propostas a contratante deve verificar as discrepâncias de preços, ou seja, ter a percepção dos exageros tanto para cima como para baixo. Quando uma prestadora apresenta valores muito aquém da média é preciso ter muita atenção e verificar se não está deixando de contemplar algum custo, o que pode gerar conseqüências indesejáveis para a contratante, como assumir um passivo trabalhista futuro, já que legalmente, é um contrato de responsabilidade solidária e subsidiária.
Junto com a proposta comercial, sempre que possível solicitar planilha de custos aberta para comparação. Interessante que sejam individualizadas por postos unitários para facilitar as verificações. Abaixo os itens que devem constar em tais planilhas:
  1. Salários
  2. Adicional de Riscos
  3. Adicional de Intrajornada
  4. Adicional Noturno
  5. Adicional de Periculosidade ou Insalubridade (quando aplicável)
  6. Hora Reduzida
  7. Hora Extra
  8. Descanso Semanal Remunerado
  9. Encargos Sociais
  10. Vale Transporte
  11. Vale Alimentação
  12. Seguro de Vida
  13. Assistência Médica
  14. Uniformes / EPIs / Acessórios
  15. Amamento e Acessórios
  16. Treinamento e Reciclagem
  17. Sistemas de Comunicação
  18. Sistemas de Ronda
  19. Monitoramento de sistema eletrônico
  20. Outros equipamentos
  21. Taxa de Administração
  22. Taxa de Lucro
  23. Impostos (ISS, PIS, COFINS, IRPJ, CSSL)

No caso de a empresa ignorar algum custo, solicitar justificativas com bases legais e avaliar com muito critério.

4ª FASE: CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Uma vez escolhida a prestadora, antes de anunciar a vencedora, é importante discutir todos os itens da proposta e certificar-se que esta terá condições de atender ao contrato de forma satisfatória e com a qualidade esperada. Ao elaborar o contrato a contratante deve evidenciar todos os requisitos, prazos e forma de avaliação. Importante o envolvimento do jurídico para avaliar todas as clausulas.

Depois da contratação, cabe à contratante monitorar e acompanhar não somente os serviços, mas também as obrigações trabalhistas, sociais e tributárias. Verificando todos os meses, os seguintes documentos:

  1. Cópia do contracheque e comprovante de pagamento de cada trabalhador locado em suas dependências.
  2. Cópia da guia de recolhimento do INSS e do FGTS relacionadas aos trabalhadores locados em suas dependências.
  3. Cópia dos pagamentos de férias ou verbas rescisórias de todos os empregados que estejam ou estiveram, locados em suas dependências, prestando serviços
  4. Certificados, alvarás e certidões negativas de débitos atualizadas constantemente.
Todos os documentos devem ter suas cópias arquivadas mês a mês pelo tomador dos serviços, comprovando assim o cumprimento de todas as obrigações previdenciárias e trabalhistas.
Outra forma de acompanhamento é saber do próprio funcionário da prestadora sobre sua satisfação e verificar com o mesmo se este está sendo respeitado em seus direitos com relação aos seus recebimentos e também a forma que se dá o atendimento e o tratamento por parte da mesma.
Ao acompanhar o desempenho da gestão de pessoas, operacional, administrativo e financeiro da prestadora, a contratante minimiza os riscos de problemas futuros. Lembrando que quando uma empresa não está bem financeiramente o principal indício é o atraso no pagamento dos funcionários, na entrega de vale alimentação, nos depósitos de fundo de garantia e nos recolhimentos do INSS.

SAULO FELIX –  2º Sargento do Exercito Brasileiro R/2, Inspetor de Segurança Patrimonial,  supervisor de Segurança Patrimonial, Instrutor de Tiro – Federação de Tiro Pratico de Pernambuco, Imobilizações Táticas CATI – SWATT,  Instrutor de Lutas – 4º Batalhão de Policia do Exercito...

COMO TERCEIRIZAR SERVIÇOS DE SEGURANÇA (PARTE 01)

    Atualmente o que encontramos no mercado são empresas com necessidades de reduzir seus custos. Mas quando tratamos de serviços, esta redução deve chegar até um limite onde não ultrapasse a razão da existência de uma empresa, ou seja, a sua prosperidade, obtida através da manutenção da integridade de seus contratos. Isso se dará somente se a contratada tiver condições de honrar seus compromissos sociais, tributários e financeiros e ainda, proporcionar crescimento para seus colaboradores.
    Hoje existe uma grande campanha contra a clandestinidade, mas precisamos mais que isso, há necessidade de conscientização por parte do mercado como um todo para os preços. O que hoje pode parecer “barato” amanhã pode custar muito caro, tendo em vista que no caso da extinção da prestadora, todo o passivo trabalhista passa ser de responsabilidade direta da contratante.
    Nos últimos anos muitas prestadoras deixaram de existir, isso por terem adotado políticas de preços inexeqüíveis para atender ao mercado, além do passivo trabalhista que fica ao encargo da contratante, muitos funcionários destas foram lesados moral e financeiramente.
    Assim o cuidado ao contratar vai além da legalidade, a contratante deve ter como requisito a forma de gestão da prestadora, ou seja, como são geridos os recursos humanos, financeiros e operacionais. Dentro desta perspectiva, podemos perceber que a documentação da empresa demonstra como são honrados os seus compromissos, já a referencia dos seus clientes, fornecedores e colaboradores refletem a qualidade do seu atendimento. As planilhas abertas, não menos importantes, evidenciam como é a política de formação de preço, se a legislação é respeitada e se todos os encargos e insumos estão sendo contemplados. Empresas éticas são responsáveis e não deixam de cumprir com todas as suas obrigações trabalhistas, tributárias e sociais.
    Outro ponto a salientar é que as contratantes devem ter muito claro nesta contratação o que esperam contratar: Apenas a mão de obra ou a segurança? No primeiro caso, é importante a presença no seu quadro funcional de um gestor de segurança com conhecimento na área, pois será este quem vai definir as diretrizes e o escopo dos serviços. Será responsável pela implantação, acompanhamento e avaliação da equipe, não cabendo aqui responsabilizar a prestadora pelos erros causados por decisões equivocadas que provoquem algum tipo de dano às pessoas ou ao patrimônio da contratante. Quando se terceiriza a segurança de fato, a prestadora assume toda essa responsabilidade. Assim quem tomar para si esta gestão, deve estar capacitado para analisar, tratar e/ou administrar os riscos existentes.