quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recife é a primeira cidade do País com lei contra arrombamentos de caixas

O Recife é a primeira capital do País a ter uma lei de combate aos arrombamentos de caixa eletrônico. A lei, de autoria do vereador Maré Malta (PPS), foi assinada pelo prefeito João da Costa e publicada, nesta quarta-feira (1º), no Diário Oficial do Município.

 De acordo com a lei, as instituições bancárias estão obrigadas a instalar nos caixas eletrônicos equipamentos que inutilizem as cédulas no caso de tentativa de arrombamento. O prazo para que os bancos instalem esses equipamentos é de um ano.

A determinação é do Banco Central. As cédulas danificadas por dispositivos antifurto, como tinta por exemplo, deixam de ter validade e não podem mais ser usadas como forma de pagamento. Outro detalhe importante: quem receber uma cédula nessas condições não terá direito à substituição por outra de mesmo valor.
A novidade coincide com a aprovação da lei municipal do vereador Maré Malta. Agora, no Recife, os caixas eletrônicos devem ter um sistema eletrônico de segurança que inutilize as cédulas em caso de arrombamento, explosão ou qualquer meio não-autorizado de abertura do equipamento.

Fonte:  http://pe360graus.globo.com/noticias/politica/poder-legislativo/2011/06/01/NWS,534099,7,201,NOTICIAS,766-RECIFE-PRIMEIRA-CIDADE-PAIS-LEI-CONTRA-ARROMBAMENTOS-CAIXAS.aspx

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário