sábado, 7 de maio de 2011

Crime no local de trabalho




                                       







     O fenômeno da desonestidade de funcionários e do comportamento criminoso no local de trabalho resulta em um grande impacto financeiro e moral no negócio. Os fenômenos transcendem culturas e etnias e parecem ser um motivo de preocupação para qualquer economia no mundo. As estatísticas, que se referem a apenas um aspecto de crime no local de trabalho – furto por funcionários –, são alarmantes: de acordo com um estudo do Departamento Americano de Comércio, de 2001, a desonestidade de funcionários resulta anualmente em um custo excedente de US$ 50 milhões a empresas americanas. A Câmara Americana de Comércio estima que 75% de todos os funcionários furtam pelo menos uma vez e que metade destes roubam de novo... e de novo. A Câmara também relata que um em três negócios quebra como resultado direto do furto por funcionários. Executivos de Prevenção de Perdas, em resposta à 2001 National Retail Security Survey da Universidade da Flórida, atribuem 45,9% de suas perdas ao furto por funcionários. De acordo com o recentemente divulgado 2001 National Retail Security Survey, os varejistas americanos perderam mais de $33,2 bilhões devido ao furto por funcionários. De acordo com oficiais do serviço público americano, nenhuma outra forma de apropriação indébita é tão custosa quanto o furto por funcionários. Os resultados do Canadá, Brasil e Austrália refletem tendências similares às dos Estados Unidos.

                                                                  Sinais de Alerta


A existência de um adversário interno não ocorre na organização sem ser notada. Alguns dos sinais de alerta são:
·     Discrepâncias entre os registros do inventário e as contagens físicas. ·     Um número excessivo de documentos anulados. ·     Fotocópias de faturas nos arquivos. ·     Discrepâncias no caixa. ·     Depósitos bancários diários que não correspondem aos recibos. ·     Cheques sem fundos que são aceitos com freqüência ou aprovados por um funcionário específico. ·     Despesas de frete inadequadas.   ·     Negociações em fins econômicos aparentes. ·     Uma notável alta porcentagem de reembolsos ou crédito. ·     Muitas transações relacionadas feitas pela mesma pessoa.
Sinais de alerta são detectáveis somente na empresa; eles podem ser notados também no comportamento do criminoso. Segue uma lista parcial de sinais de alerta comportamentais observados com freqüência em funcionários desonestos:
·    Insatisfação com o emprego ·    Não tira férias ou tira apenas férias curtas·    Mudanças no estilo de vida – viver acima de seus recursos financeiros ·    Problemas pessoais ·    Abuso de drogas ou álcool ·    Abuso de licenças médicas ·   Trabalho lento ou mal feito ·   Atrasos·   Muitas pausas ·    Muitas ligações particulares ·    Perdas de investimento ·    Jogos

                                                                                  Motivos

Uma série de circunstâncias podem impactar a vida de uma pessoa a ponto de mudar valores e atitudes mantidos durante muito tempo e, conseqüentemente, podem levar a mudança de comportamento. Funcionários que foram pegos e confessaram terem cometido um ato ilícito deram as seguintes razões:
·    Vingança – Por serem tratados injustamente pela gerência ·    Ganância – Sempre se pode usar um determinado produto e/ou dinheiro extra ·    Necessidade – Despesas pessoais que excedem o salário·     Oportunidade – Foi fácil e acessível ·     Pressão dos colegas – Todo mundo aqui faz o mesmo ·     Falta de política clara – Definição do que é certo e errado·     Imitação – Meu empregador rouba dos nossos clientes ·     Benefícios adicionais – É a maneira como o empregador nos dá um aumento de salário ·     Falta de comprometimento – Eu vou pedir a demissão logo ·     Falta de moral entre os funcionários ·     Maus-tratos – Eu sou mal pago

    por isso, fique de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário