sábado, 28 de maio de 2011

CAMERA EM BANHEIRO

     A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, condenou a rede de lojas C&A a pagar indenização por danos morais no valor R$ 30 mil a uma ex-supervisora. A autora da ação foi uma das empregadas filmadas por uma câmera escondida no banheiro feminino de uma das lojas, no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. De acordo com os autos, o aparelho teria sido instalado por um gerente e um supervisor do estabelecimento. As filmagens foram descobertas em 2003. O fato foi investigado Ministério Público do Trabalho e resultou na despedida do gerente envolvido. Várias empregadas da loja ajuizaram ação de danos morais, alegando terem sido vítimas das gravações. O banheiro também era utilizado como vestiário. Para a relatora do acórdão, desembargadora Ione Salin Gonçalves, as empresas são responsáveis pelas atitudes dos seus gerentes e demais cargos de chefia.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2707113/camera-em-banheiro

CUIDADOS NA TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADES

  Atualmente o serviço de Segurança Orgânica está sendo extinto pelo serviço terceirizado de Segurança Privada, como eu já havia postado anteriormente, é necessário um longo caminho de análises para poder contratar uma empresa de segurança, tudo para que o serviço seja prestado dentro da legalidade e a sua empresa não seja Co-responsável pelo pagamento de verbas trabalhistas reclamadas, além de outras dores de cabeça.
    Segue um link para que você leia as orientações de Paulo Henrique Teixeira, sobre a legalidade da contratação.

Link:   http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceirizar.htm

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012 VIGILANCIA

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DO TRANSPORTE DO ACIDENTADO
Os empregadores fornecerão transporte para atender aos empregados acidentados no trabalho ou aos empregados que durante a jornada laboral necessitem de atendimento médico-hospitalar.

Jornada de Trabalho – Duração, Distribuição, Controle, Faltas
Duração e Horário
CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - DA JORNADA DE TRABALHO
A quantidade de horas para os trabalhadores regidos por esta convenção coletiva de trabalho será de 44 (quarenta e quatro) horas semanais ou 220 (duzentos e vinte) horas mensais, neste último caso já incluso o repouso semanal remunerado, respeitando-se os limites diários previstos em lei, salvo os casos estabelecidos neste instrumento.
PARÁGRAFO PRIMEIRO – Fica ajustado, consoante o permissivo preconizado no art. 7º, inciso XIII e XXVI, da Constituição Federal, que os empregadores poderão adotar, além da jornada de 8 (oito) horas diárias, as seguintes escalas de serviço: 12X36 horas e 05 (cinco) dias trabalhados por 02 (duas) folgas semanais.
PARÁGRAFO SEGUNDO – Os empregados que trabalharem mediante cumprimento de escala do tipo 12X36, compreendendo 12 horas de labor seguidas de 36 horas de descanso, nos meses de 31 dias, onde a carga horária mensal alcança o total de 192 horas efetivamente trabalhadas, não farão jus à percepção de horas extras, tampouco serão obrigados à compensação de horas nos meses de 30 dias em que a carga horária mensal
não atingir as 190 horas efetivamente trabalhadas.
PARÁGRAFO TERCEIRO – A escala de serviço do tipo 5X2, compreendendo 5 dias de labor seguidos de 2 dias de descanso, será permitida com jornada diária de 08 horas e 48 minutos, com intervalo intrajornada mínimo de uma hora observada a exceção prevista no § 3.º da cláusula sétima.
PARÁGRAFO QUARTO – Será concedido a todos os empregados que laborarem mediante escala de serviço do tipo 12X36 um intervalo intrajornada mínimo de uma hora.

Idoso é baleado após reagir a 'saidinha de banco' em Olinda

A vítima, que tem 74 anos, foi atingida no braço por um tiro disparado pelos bandidos; ladrões levaram o dinheiro e o idoso foi socorrido no Hospital Pronto Olinda

Um idoso foi vítima de uma saidinha de banco, aquele crime em que os bandidos acompanham o cliente de banco que saca grandes quantias de dinheiro até a saída do estabelecimento para depois roubá-lo. A ação dos ladrões aconteceu por volta das 12h20 desta sexta-feira (27) na avenida Governador Carlos de Lima Cavancati, em Bairro Novo, em Olinda.

Joel de Souza, de 74 anos, foi a uma agência de banco, sacou dinheiro e, ao voltar ao carro que estacionou em um supermercado próximo do local, foi abordado pelos bandidos. Na tentativa de fugir do assalto, ele teria acelerado o veículo.

Porém, os ladrões saíram em perseguição e atiraram no idoso. O tiro atingiu o braço da vítima. Os bandidos conseguiram levaram o dinheiro, mas a quantia não foi informada. Joel de Souza foi levado para o Hospital Pronto Olinda.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/policia/assalto/2011/05/27/NWS,533864,8,157,NOTICIAS,766-IDOSO-BALEADO-APOS-REAGIR-SAIDINHA-BANCO-OLINDA.aspx

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VOCÊ CONHECE O MANUAL DO VIGILÂNTE?

    
    O manual do vigilante foi criado com a finalidade de normatizar a formação dos vigilantes em acordo com a portaria 387/06, elaborado pela Associação Brasileira dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilântes e homologada pelo Departamento de Policia Federal.
     A criação desse manual foi de grande importância para a formação desses profissionais, pois o sumário do material tem índices que vão além da atividade operacional como, por exemplo: Direitos Humanos, Relações Humanas no Trabalho, Prevenção e Combate a incêndio e Primeiros Socorros.
    Aconselho os senhores gestores e gestoras de segurança á ler o manual do vigilante, dessa forma conhecerão um pouco da formação desses profissionais.

LEIA O MANUAL DO VIGILANTE AGORA: http://www.dpf.gov.br/servicos/seguranca-privada/legislacao-normas-e-orientacoes/manual-do-vigilante
 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Policiais do Sertão aprendem técnicas de repressão a roubo de banco

    Policiais civis, militares e federais destacados em unidades do interior do Estado receberam treinamento especial sobre técnicas de repressão a roubo de banco. Promovido pela 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em Patos, o 1º Encontro Paraibano de Estudos e Técnicas de Repressão à Roubo a Bancos reuniu 110 homens das três forças policiais, com o objetivo de aprimorar sua ação no combate aos ataques contra agências bancárias.

    Durante a quinta e a sexta-feira (19 e 20), os policiais tiveram aulas com alguns dos melhores especialistas nessa área. As aulas ocorreram no auditório do Shopping Guedes, em Patos.

Leia mais:

http://pb1.com.br/notica/policial/policiais-do-sertao-aprendem-tecnicas-de-repressao-roubo-de-banco/

domingo, 22 de maio de 2011

Veja como aumentar a segurança para evitar arrastões em condomínios

Último assalto foi em um prédio de luxo em Higienópolis; 25 foram feitos reféns

Os assaltos a condomínios tornam-se frequentes em São Paulo. O último caso ocorreu na noite de domingo (24), em um prédio residencial de luxo em Higienópolis, zona oeste de São Paulo. Cerca de 25 moradores foram feitos reféns e trancados na hora do roubo. Para evitar situações como essa, a polícia faz recomendações aos moradores.

O capitão da Polícia Militar de São Paulo Elias de Godoy alerta que investir em equipamentos como câmeras, alarmes e guaritas blindadas é importante, mas não funciona se o condomínio não tiver funcionários de confiança e treinados para reconhecer um possível assalto.

- Nós temos dados que mostram que, em 90% das ocorrências de roubos na capital, os ladrões entraram pela porta da frente. Ou seja, alguém abriu o portão pra eles. Houve uma falha humana. O porteiro abriu o portão na hora errada para a pessoa errada.

Leia mais: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/veja-como-aumentar-a-seguranca-para-evitar-arrastoes-em-condominios-20101025.html

12 DICAS PARA UM GESTOR DE SEGURANÇA


Dicas que um gestor de segurança deve saber:
  1. Conhecer bem  a legislação de segurança privada;
  2. Ter conhecimento estratégico de segurança eletrônica ( não precisa ser um técnico);
  3. Ter bons relacionamentos em segurança publica ( delegado, chefe dos investigadores, comando da GCM,PM e também do Corpo de Bombeiros),  para diversos atendimentos ( sequestros , roubos, investigações, eventos, etc);
  4. Fazer parte de redes de contato e associações ajudará bastante.
  5. Na área de segurança, um gestor pode tratar de assuntos, como recursos humanos, tecnológicos, barreiras físicas, procedimentos, etc.
  6. Ter conhecimentos técnicos de como  elaborar analise de risco;
  7. Levantamento das vulnerabilidades e pesquisa de segurança do local;
  8. Confeccionar relatórios e auditorias;
  9. Os conhecimentos na área de segurança privada são fundamentais e ajudará  muito no  progresso profissional. A metodologia de segurança tem sofrido mudanças consideráveis todos os dias, por isso a atualização  é muito importante.
  10. Participar constantemente de cursos, palestras, treinamentos e congressos.
  11. Ter conhecimentos de administração de empresas,planejamento e estratégia empresarial, muitas vezes o gestor vai conversar mais sobre administração que segurança;
  12. trabalhar em parceria constante com o DP, RH, Segurança do Trabalho.